Orquídeas: Propriedades Terapêuticas e o Bem-Estar Pra Quem Cultiva



Muitas pessoas não sabem, mas além de lindas para decoração, as orquídeas apresentam também propriedades terapêuticas e proporcionam bem-estar para quem cultiva.

Ou seja, além de toda a sua beleza decorativa, também faz bem para o corpo e mente.

De acordo com alguns especialistas, talvez o melhor benefício seja para a pessoa que cuida da planta, uma vez que orquídeas reduzem a ansiedade, o estresse, enfim, melhora a saúde mental.

Se você já cultiva orquídeas ou está pensando em começar, separamos aqui as suas principais propriedades terapêuticas, tanto para a saúde física quanto mental.

Conheça as propriedades das orquídeas

Ao olhar para uma orquídea, geralmente a associamos à delicadeza e elegância.

Não é à toa que grandes marcas de cosméticos usam a orquídea para preparar seus cremes revitalizantes e regeneradores.

Isso porque a orquídea é rica em princípios ativos. Composta de açucares, minerais e vitaminas, ela possui propriedades hidratantes, protetoras, antioxidantes e antienvelhecimento.

Além disso, graças às suas frequências vibratórias, elas podem liberar fortes energias, o que ajuda a aumentar a confiança, segurança e autoestima.

Vale lembrar que as orquídeas, assim como todas as plantas, removem o dióxido de carbono do ambiente e liberam oxigênio, essencial para o nosso organismo.

Quais benefícios das orquídeas à saúde?

Pode até parecer um pouco estranho, mas as orquídeas não servem apenas como ornamentação. Elas contam também com propriedades potentes para promover uma melhor saúde.

Confira abaixo como e onde a Orquídea pode ser usada:

Cromoterapia

Já está mais do que provado que a terapia através das cores realmente funciona, e as flores das orquídeas podem ser usadas para essa finalidade.

Por exemplo, cores mais suaves da orquídea, como o branco, lilás, rosa e amarelo ajudam a relaxar o corpo e a mente, dando uma sensação de tranquilidade.

Por outro lado, as cores mais vibrantes das orquídeas, como o laranja e o vermelho, são ótimas para dar mais energia e motivação, inclusive melhorando o humor e aliviando sintomas de depressão.

Mas é importante que isso seja sob a supervisão de um profissional capacitado, a fim de garantir resultados mais eficazes.

Produtos Cosméticos

Na verdade, o que é usado para a fabricação de produtos cosméticos é seu extrato, que possui os seguintes benefícios:

Então, devido a todos seus princípios ativos, as orquídeas ajudam a combater os radicais livres, proporcionando vários benefícios à saúde da pele.

Aromaterapia

A aromaterapia vem sendo cada vez mais procurada para tratar desde doenças físicas, como também reduzir os sintomas de depressão, ansiedade, etc.

Basicamente, consiste em extrair o óleo essencial das flores de orquídea, o qual pode ser usado para inalação ou purificação do ambiente.

Isso  ocorre porque os óleos essenciais têm a função de ativar determinadas partes do cérebro responsáveis por emoções e lembranças.

Como Pode Promover o Bem-Estar de Quem Cultiva?

Várias pessoas relatam que ao cultivar plantas, e aqui as orquídeas estão incluídas, pode ajudar a desestressar, relaxar e acalmar a mente.

Só o momento de fazer uma pausa na correria do dia a dia para cuidar da planta já faz com que a pessoa se sinta mais energizada.

Talvez você não saiba, mas em momentos de estresse e problemas cotidianos, as orquídeas podem a aliviar a tensão, o medo e as incertezas.

Quando dedicamos um tempo para cultivar a planta, isso faz com que afastemos pensamentos negativos e podemos concentrar nossas energias para ajudar quem precisa.

Só quem cuida diariamente de uma orquídea sabe o que acontece. A cada broto que surge, isso dá uma sensação de renascimento, o que acabamos transferindo para nossas vidas.

E sem falar no sentimento de realização, ao vermos uma nova flor brotando e tudo isso é uma recompensa pelo nosso trabalho e dedicação.

Depois de conhecer todas essas propriedades terapêuticas físicas e mentais, por que não  começar a cultivar?